quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dart Poison Frogs

Dendrobatidae

         Essa espécie de anfíbio é comum especialmente na Amazônia. Suas cores sinalizam veneno, e desencorajam o ataque de alguns predadores.
         Estas espécies apresentam uma pele rica em substâncias farmacologicamente ativas, o que os tornam potencialmente venenosos, porém, também representando grandes descobertas de medicamentos para a humanidade. São raros os animais que podem se alimentar desses anfíbios sem se prejudicarem.
         Até o momento existem 180 espécies de dendrobatídeos conhecidas, e se distribui desde a América Central até a região Sudeste no Brasil. No Brasil são 19 espécies conhecida.
         Espécies de dendrobatídeos são conhecidas como sapinhos ponta de flecha ("dart poison frogs"), já que em algumas tribos indígenas, eles usavam o veneno para colocarem nas pontas de suas flechas para caçarem.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Polvo de anéis azul

Polvo de anéis azul, você já ouviu falar deles?

         O polvo de anéis azuis (Hapalochlaena maculosa) vive na costa entre Japão e a Austrália. É uma espécie pequena de polvo possuindo apenas 12 cm.
         Essa espécie é conhecida pelos visíveis anéis azuis em seu corpo e também conhecido como um dos animais mais venenosos do mundo (seu veneno é suficientemente forte para matar seres humanos com facilidade).
         Costumam alimentar-se de pequenos caranguejos, ermitões e camarões, podendo também atacar os humanos, quando ameaçados. 


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cobras, uma paixão?

Medo para alguns

        As cobras são répteis que possui velocidade, rigidez e a maioria, veneno. No entanto não há motivos concretos que explique o pavor relacionado á esse animal, com exceção ao seu veneno, que pode ser letal.
        Estudos comprovam que o medo de cobra, mesmo conscientemente sabendo que ela não seja peçonhenta, vem desde a pré-história, pois o medo á esse animal, era basicamente um instinto de sobrevivência na época. O medo os impediam de aproximarem das cobras peçonhentas, o que os preservavam vivos, e seguros.
        Hoje em dia, com mais informação e segurança, o medo continua assolando a vida de muitas pessoas, que muitas vezes por ignorância, ao deparar-se com uma cobra acabam matando-a, o que não é certo, pois as cobras fazem parte de um ecossistema, onde possui sua função, assim como qualquer outro animal na natureza.
        Entretanto, ao se deparar com uma cobra em meio rural, deve-se apenas procurar espantá-las, tomando o máximo de cuidado, pois assim como já foi dito aqui, muitas espécies de cobras são peçonhentas, e seu veneno pode se tornar letal. Já em área urbana, pede-se mais cautela, pois não se pode abandonar uma cobra na rua, ou em qualquer terreno por aí, então, a orientação é que o morador terá de ligar para a polícia ambiental da cidade, não possuindo o número desta, ligue para o corpo de bombeiros, que saberá como agir corretamente nessa situação.
        Vale ressaltar que, não é porque você não possui medo, que poderá pegar qualquer cobra que eventualmente cruze seu caminho, isso é extremamente perigoso e prejudicial, tanto para você que poderá receber uma picada, quanto para á cobra que poderá se estressar.



      *Como futura bióloga, não tenho medo de cobras, ao contrário, acho as cobras animais incríveis.