quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dart Poison Frogs

Dendrobatidae

         Essa espécie de anfíbio é comum especialmente na Amazônia. Suas cores sinalizam veneno, e desencorajam o ataque de alguns predadores.
         Estas espécies apresentam uma pele rica em substâncias farmacologicamente ativas, o que os tornam potencialmente venenosos, porém, também representando grandes descobertas de medicamentos para a humanidade. São raros os animais que podem se alimentar desses anfíbios sem se prejudicarem.
         Até o momento existem 180 espécies de dendrobatídeos conhecidas, e se distribui desde a América Central até a região Sudeste no Brasil. No Brasil são 19 espécies conhecida.
         Espécies de dendrobatídeos são conhecidas como sapinhos ponta de flecha ("dart poison frogs"), já que em algumas tribos indígenas, eles usavam o veneno para colocarem nas pontas de suas flechas para caçarem.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Polvo de anéis azul

Polvo de anéis azul, você já ouviu falar deles?

         O polvo de anéis azuis (Hapalochlaena maculosa) vive na costa entre Japão e a Austrália. É uma espécie pequena de polvo possuindo apenas 12 cm.
         Essa espécie é conhecida pelos visíveis anéis azuis em seu corpo e também conhecido como um dos animais mais venenosos do mundo (seu veneno é suficientemente forte para matar seres humanos com facilidade).
         Costumam alimentar-se de pequenos caranguejos, ermitões e camarões, podendo também atacar os humanos, quando ameaçados. 


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cobras, uma paixão?

Medo para alguns

        As cobras são répteis que possui velocidade, rigidez e a maioria, veneno. No entanto não há motivos concretos que explique o pavor relacionado á esse animal, com exceção ao seu veneno, que pode ser letal.
        Estudos comprovam que o medo de cobra, mesmo conscientemente sabendo que ela não seja peçonhenta, vem desde a pré-história, pois o medo á esse animal, era basicamente um instinto de sobrevivência na época. O medo os impediam de aproximarem das cobras peçonhentas, o que os preservavam vivos, e seguros.
        Hoje em dia, com mais informação e segurança, o medo continua assolando a vida de muitas pessoas, que muitas vezes por ignorância, ao deparar-se com uma cobra acabam matando-a, o que não é certo, pois as cobras fazem parte de um ecossistema, onde possui sua função, assim como qualquer outro animal na natureza.
        Entretanto, ao se deparar com uma cobra em meio rural, deve-se apenas procurar espantá-las, tomando o máximo de cuidado, pois assim como já foi dito aqui, muitas espécies de cobras são peçonhentas, e seu veneno pode se tornar letal. Já em área urbana, pede-se mais cautela, pois não se pode abandonar uma cobra na rua, ou em qualquer terreno por aí, então, a orientação é que o morador terá de ligar para a polícia ambiental da cidade, não possuindo o número desta, ligue para o corpo de bombeiros, que saberá como agir corretamente nessa situação.
        Vale ressaltar que, não é porque você não possui medo, que poderá pegar qualquer cobra que eventualmente cruze seu caminho, isso é extremamente perigoso e prejudicial, tanto para você que poderá receber uma picada, quanto para á cobra que poderá se estressar.



      *Como futura bióloga, não tenho medo de cobras, ao contrário, acho as cobras animais incríveis.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Conteúdos para o ENEM - biologia

Saiba os conteúdos que normalmente caem nas questões do enem de biologia!


FISIOLOGIA: CORPO HUMANO

    As questões referentes ao enem, sobre fisiologia, são relacionadas ás condições de saúde, ambiente em que se vive, forma física, cuidado com a alimentação, e num geral, as condições de equilíbrio do corpo.
    O estudante também deve ficar atento, as questões mais objetivas e aprofundadas, como por exemplo, questões que necessitem de um conhecimento maior, que pergunte sobre o sistema digestivo, os tecidos, o sistema nervoso e o cardiovascular. Em geral, essas questões podem ser voltadas para relacionar substâncias do organismo, com o stress do dia a dia e seus motivadores.

ECOLOGIA 

    As questões que tratam da ecologia são ligadas ás estruturas dos ecossistemas. Questões relacionadas ao ciclo do meio ambiente, á reciclagem, e mais ao fundo sobre, o ciclo do carbono, o ciclo do nitrogênio, entre outros.
    É importante que se tenha uma noção sobre desertificação, o novo código florestal, e os atuais temas ambientais.

GENÉTICA: EVOLUÇÃO

    O Enem não irá apresentar questões complexas, ou que necessite de conhecimentos extraordinários. Na parte da genética geralmente são tratadas questões evolutivas, mecanismos que possibilitam a evolução das espécies, e nada mais que a ''genética básica''.
    É recomendado que o estudante busque dominar assuntos em relação a teoria evolutiva de Darwin e Lamarck, e a teoria sintética que une Darwin e Mendel. As questões podem ser resolvidas facilmente com o conhecimento dessas teorias.

MEIO AMBIENTE

    Temas relacionados ao meio ambiente, geralmente são sobre atitudes sustentáveis. O ideal, é que o estudante tome uma postura cidadã em sua resposta.

ÁGUA

    Assim como outros temas, o enem sempre busca em suas questões, uma atitude consciente doa estudantes, mas também podem cair questões relacionadas ao ciclo da água e mudanças de estado, basicamente questões simples.
    É importante que se adquira conhecimentos de técnicas e atitudes que garantam uma redução no consumo de água, o uso racional.

BACTÉRIA

    Normalmente, questões relacionadas ás bactérias, são também relacionadas á saúde.
    O enem propõe questões em que o estudante demonstre o quanto sabe sobe prevenção, então cai, vacinação, questões de imunologia, anticorpos, entre outros.

ANIMAIS

    As questões relacionadas aos animais têm como objetivo, observar se o estudante conhece as características principais dos grupos de seres vivos que habitam o nosso planeta.
    São frequentes, questões que testem o conhecimento do estudante sobre a morfologia dos vários grupos de animais.


domingo, 15 de setembro de 2013

Profissão

     Entrando no curso de ciências biológicas, após concluir o período mínimo de 4 anos do curso, você pode trabalhar em diversas áreas da biologia, como: 
bioinformática; biologia marinha; controle de pragas e vetores; genética e biotecnologia; microbiologia; entre outros. 

Medo de cobras?!

Medo de Cobras: Ofidiofobia

     Medo de cobras é uma das fobias mais comum que existem, mas muitas pessoas nunca viram uma cobra pessoalmente. Então, como esse medo é gerado?

     Pesquisas sugerem que os seres humanos durante sua evolução,  desenvolveram uma tendência inata a sentir medo de cobras e aranhas, e aprenderam naturalmente a temê-los.

     Psicólogos descobriram que adultos e crianças podem detectar imagens de cobras entre uma variedade de objetos não ameaçadores mais rapidamente do que eles poderiam identificar sapos, flores ou lagartas. Os pesquisadores acreditam que essa habilidade ajudou os humanos a sobreviver na selva.

     "A ideia é que ao longo da história evolutiva, os seres humanos aprenderam rapidamente a temer cobras e isto teria sido uma vantagem para sobreviver e se reproduzir ", disse Vanessa LoBue, uma doutora em psicologia da Universidade da Virgínia, EUA. "Os seres humanos que detectaram a presença de cobras muito rapidamente teriam mais probabilidade de transmitir seus genes."

     Os pesquisadores se inspiraram em investigar o medo de cobras, quando pensaram em como universalmente as pessoas não gostam de ver animais sem pernas se arrastando.

     

Medos e fobias de insetos

     Nessa postagem iremos citar o medo e a fobia normalmente comum entre as pessoas: insetos...


     Em relação aos animais, pode haver um grande número de fobias, que vão dos insetos a animais de porte maior. O que é mais comumente observado no dia-a-dia, contudo, são as fobias de insetos (baratas, abelhas, vespas, borboletas, mariposas, traças).

     Na fobia de insetos temos à ''entomofobia'' também conhecida como ''insetofobia'' é o medo anormal ou a aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes. Comumente, esta condição poderia mencionar-se como "o medo de insetos ou artrópodes". Esta condição causa de uma leve reação emocional, á uma severa forma de inquietude ou até um ataque de pânico. É um determinado caso de fobia específica, da qual têm escolha semelhante de tratamento e basicamente as mesmas causas.
Lista de fobias relacionada á animais e insetos:

* Agrizoofobia - medo de animais selvagens;
* Ailurofobia - medo de gatos. Idem galeofobia ou gatofobia;
* Aletrorofobia - medo de galinhas (ornitofobia);
* Anatidaefobia - medo de ser observado por patos;
* Aracnefobia ou Aracnofobia - medo de aranhas;
* Apifobia -o medo de abelhas;
* Batracofobia - medo de anfíbios (como sapos, salamandras, rãs etc.);
* Catsaridafobia - medo de baratas;
* Cinofobia - medo de cães;
* Dorafobia - medo de pele de animais;
* Elurofobia - medo de gatos (ailurofobia);
* Equinofobia - medo de cavalos;
* Escolecifobia - medo de vermes;
* Esfecsofobia - medo de marimbondos;
* Felinofobia - medo de gatos (ailurofobia, elurofobia, galeofobia, gatofobia);
* Ictiofobia - medo de peixe;
* Isopterofobia - medo de cupins;
* Melissofobia - medo de abelhas;
* Mirmecofobia - medo de formigas;
* Motefobia - medo de borboleta e mariposa;
* Musofobia ou murofobia - medo de ratos;
* Ofidiofobia - medo de cobras;
* Ornitofobia - medo de pássaros;
* Quilofobia - medo de esquilos ou qualquer um roedor;
* Selachofobia - medo de tubarões;
* Surifobia - medo de camundongo (rato);
* Taurofobia - medo de touro;
* Verminofobia - medo de vermes;
* Zoofobia - medo de animais.

     Parece compreensível ter medo de cães, mas as pessoas não entendem, por exemplo, um escândalo por medo de barata. A barata é inúmeras vezes menor do que um ser humano, portanto, não apresentaria ameaça alguma. Porém, o medo inconsciente é do que a mesma possa transmitir. Neste mesmo prisma está o medo de que possam transmitir doenças que levem à morte.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Zoologia


Zoologia

    É a ciência dedicada ao estudo dos animais, ao que se refere à sua biologia, genética, fisiologia, anatomia, ecologia, geografia e evolução. Ou seja, é a responsável pelo levantamento da diversidade animal, conservação e ampliação das coleções zoológicas e bibliográficas, e identificação e divulgação científica e popular.


Biologia Marinha

Biologia marinha

     A Biologia marinha é a área que estuda os organismos que vivem em ecossistemas de água salgada; mares e oceanos, e das relações entre eles com o ambiente.


Oceanografia

Oceanografia 
      A Oceanografia (também chamada de ciências do mar ou oceanologia) é a área que estuda os oceanos, procurando compreender, descrever e prever os processos que ocorrem neste ambiente. A oceanografia tem caráter multidisciplinar e estuda os oceanos com base em quatro aspectos principais: físico, químico, biológico e geológico.


Biogeografia



Biogeografia

       A Biogeografia, é o ramo que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos no espaço geográfico através do tempo, procurando entender o modo de organização espacial e processos que resultaram em tais padrões.


Entomologia

Entomologia 

     A Entomologia é a área que estuda insetos sob todos os seus aspectos e relações com os seres humanos, as plantas, os animais e o ambiente. A palavra Entomologia é proveniente da união de dois radicais gregos, entomon (inseto) e logos (estudo) e vem sendo empregada desde Aristóteles (384-322 a.C.) para relacionar “Estudo dos insetos”.



Biofisica

Biofísica 

      A Biofísica é a área que estuda interdisciplinar que aplica as teorias e os métodos da física para resolver questões de biologia. A biofísica busca enxergar o ser vivo com um corpo, que ocupa lugar no espaço, e transforma energia, e neste existe num meio ambiente o qual interage com este ser.




Bioquímica

Bioquímica 

      A Bioquímica é a área que estuda processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Trata a estrutura e função metabólica de componentes celulares, como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e entre outras biomoléculas.



Protozoologia

Protozoologia 

      Na biologia, protozoologia é à disciplina que estuda os protozoários, no sentido da taxonomia de Lineu, ou seja, todos os organismos eucariontes (com núcleo celular), geralmente unicelulares, heterotróficos (que não realizam a fotossíntese) e com locomoção própria, quer utilizando cílios ou flagelos, quer com movimento amebóide (mudando a forma do corpo pela emissão de pseudópodes, ou seja "falsos pés"), que estavam agrupados no filo Protozoa do reino Animalia. 



Micologia

Micologia 

      A Micologia ou micetologia é a área que estuda os fungos. Os micólogos (micologistas ou micetologistas) estudam taxonomia, sistemática, morfologia, fisiologia, bioquímica, utilidades, e os efeitos benéficos e maléficos das espécies de fungos, que podem ser parasitas, saprófitos ou decompositores.



Bacteriologia

Bacteriologia 

      A Bacteriologia é a área que estuda a morfologia, ecologia, genética e bioquímica das bactérias, com diversos aspectos relacionados com estas. É a parte ou ramo da Biologia de grande importância para o homem por sua necessidade médica.


Virologia

Virologia

      A Virologia é a área que estuda os vírus e suas propriedades. Dentre diversos tópicos incluído ao campo da virologia, incluem-se: classificação e estrutura viral, replicação viral, patogênese viral, imunologia viral, vacinas virais, métodos de diagnósticos, quimioterapia antiviral, epidemias de vírus, etc...



Botânica

Botânica

      A Botânica é o estudo científico da vida das plantas e algas. Como um campo da biologia, é também muitas vezes citado como a ciência das plantas e ou biologia vegetal. A Botânica abrange uma variedade de disciplinas científicas que estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas.



Microbiologia

Microbiologia

      A Microbiologia é a área da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética. Também é relacionada com a patologia.


Histologia

Histologia

      Histologia é a área de estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função. É uma das disciplinas essências para quem pensa em cursar áreas de saúde e biológica.


Biologia Celular

Biologia celular 

      Biologia celular ou citologia é a área da biologia que estuda as células, à sua estrutura, suas funções e sua importância na constituição dos seres vivos.


Biologia Molecular

Biologia molecular

      A Biologia Molecular é a área da biologia que estuda em nível molecular, com foco na estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas. A Biologia Molecular investiga interações entre diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica. É um campo de estudo ampliado, que abrange outras áreas da biologia e da química, em especial genética e bioquímica.


Evolução

Evolução

      Evolução, na biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que populações de organismos mudem ao longo do tempo. Do ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração na frequência dos alelos de um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações e do tempo.



Genética

Genética

      Genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Área da biologia que estuda a forma que se transmitem as características biológicas dos genes. O termo ''genética'' foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e a hereditariedade. 


Fisiologia

Fisiologia

      A fisiologia é a área da biologia que estuda as milhares de funções mecânicas,  físicas e bioquímicas dos seres vivos. A fisiologia é o estuda do funcionamento do organismo. É observada em diversas áreas da saúde como: medicina, fisioterapia, biomedicina, enfermagem, nutrição, entre outras além da biológicas.


Anatomia

Anatomia

      Anatomia, é a parte da biologia que se específica no estudo da estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente de um corpo.


Ecologia

Ecologia

      A Ecologia é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a abundância. A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Portanto, a extensão seria o estudo da casa, ou de forma, ou lugar onde se vive.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Um pouco da biologia...

Biologia é a ciência que estuda a vida: desde o seu surgimento, composição e constituição; até à sua história evolutiva, comportamental e relação com outros organismos e com o ambiente. 
A Biologia tem como objeto entender e estudar os seres vivos. Tais organismos se diferenciam dos demais por serem constituídos, predominantemente, de moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio; e por apresentarem constituição celular, necessidade de se nutrirem, capacidade reprodutiva e de reação a estímulos. A biologia nada mais é do que tudo!!!